domingo, 14 de dezembro de 2014

Miguel Zapata-Ros

Miguel Zapata-Ros, professor, educador, mestre, dos MOOC, e do pensamento computacional, está a publicar no seu blogue Pensamiento computacional y alfabetización digital / Computational thinking and computer literacy uma série de artigos sobre as dimensões do pensamento computacional absolutamente incontornável para quem se interessa por estes problemas.


Os primeiros artigos versam os tópicos

  1. Porquê
  2. Problema
  3. Definição
  4. Domínio teórico
  5. Recursividade
  6. Iteração
  7. Tentativa-erro,

e a sua leitura é obrigatória, pelos conteúdos, pelo alinhamento de tópicos, pelas referências bibliográficas, pelos contributos que incorpora.
Daqui saúdo o Professor Miguel Zapata-Ros pelo seu trabalho notável.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

A hora do código

A Khan Academy desafia os estudantes, os Pais e os professores a aprender a programar, seja a desenhar, através de páginas Web, ou da criação de bases de dados.

 Khan Academy

Desenho e páginas Web para os miúdos de 8 anos, bases de dados para os miúdos de 12 anos.
Criar espaço para o pensamento computacional, sem confundir com processamento de texto, folhas de cálculo, ou apresentações, ferramentas informáticas transversais, da vida corrente, presentes em todos os computadores, é absolutamente fundamental.
Apesar dos pequenos passos que têm sido dados, enquanto não se trabalhar a sério na formação de professores capazes de motivar os nossos miúdos para a descoberta do computador como ferramenta ao seu serviço, como máquina que podem programar para a execução de tarefas repetitivas ou complexas, ou para a realização de experiências de simulação, por exemplo, continuaremos a divergir do que está a acontecer em tantos outros países.