quinta-feira, 26 de junho de 2014

Programar sem computadores 2

Agora que fizemos o primeiro programa, é altura de começar a pensar se as instruções que propusemos para mover o executante no tabuleiro gigante são as mais convenientes

Bom Jesus

Código:
origem: ir para a casa central e olhar para o Bom Jesus
fn: andar para a frente n casas
d: rodar 90º para a direita
p: parar
rn: repetir n vezes o que se segue


Olhemos para a instrução d: rodar 90º para a direita. E se quisessemos rodar 90º para a esquerda? Realmente, podíamos. Se rodarmos uma segunda vez para a direita, ficamos virados para trás, e se rodarmos uma terceira vez, ficamos virados para a esquerda.

Este programa funciona, e desenha um quadrado de lado 3
origem
r4
  f3
  d

  d
  d
p


Bom Jesus

Contudo não é muito elegante. Podemos talvez acrescentar uma instrução
e: rodar 90º para a esquerda,
ou, melhor, modificar a instrução
d: rodar 90º para a direita
para aceitar um parâmetro, ângulo, ficando
dn: rodar n graus para a direita

Rodar 90º para a esquerda é rodar -90º para a direita
origem
r4
  f3
  d-90

p

E aqui temos um programa bem mais compacto, como todo o código deve ser.

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