sábado, 18 de abril de 2015

Recursividade

A recursividade, a capacidade de formular de forma recursiva a solução de um problema, é uma das dimensões do chamado pensamento computacional.
Sempre que se fala de recursividade, costuma usar-se a função factorial para a ilustrar.
Realmente, como fact(n) = n x fact(n-1), acrescentando uma condição de paragem, fact(1) = 1, temos a função factorial definida de uma forma recursiva:

def fact(n):
    if (n <= 1):
        return 1
    else:
        return n * fact(n - 1)

Encontrei recentemente uma ideia muito interessante para ilustrar a recursividade, sem recorrer a estes conceitos de programação.
Imagine o leitor que está sentado numa fila de um anfiteatro, a assistir a um espectáculo, e pretende saber qual é o número da fila em que está sentado.

Image result for anfiteatro

Uma solução será perguntar a um espectador sentado na fila à sua frente em que fila está, e somar 1 à resposta obtida. Se este espectador não souber, ele próprio pode proceder de modo idêntico relativamente ao espectador da fila seguinte, e assim sucessivamente, até um saber a resposta (eventualmente um espectador sentado na primeira fila!). Nesse momento, o problema fica resolvido.

E que tal desafiar um grupo de alunos de TIC, 7º ano de escolaridade, a entender este conceito e explicá-lo numa página Web de sua autoria? Também é assim que se desenvolve o pensamento computacional...

Sem comentários:

Enviar um comentário