Esta transformação de mentalidades é muito complexa, não se consegue com um simples clique, exige um enorme esforço de "desaprender", de ver a realidade de uma forma diferente, com um certo distanciamento, como algo com que temos de interagir todos os dias, e de que a tecnologia é apenas uma parte.
Basta olharmos para o modo intuitivo como jovens interagem com os telemóveis, com os jogos, com as bilheteiras automáticas, com uma quantidade de dispositivos à nossa volta, para o percebermos.
Por onde começar, então?
Não é fácil elaborar uma proposta segura. Pode ver-se o que outros fazem, pode olhar-se para as aplicações informáticas que nascem todos os dias, pode partir-se da nossa própria experiência, mas haverá sempre alguma incerteza.
Na Inglaterra, a iniciativa Computing at School tem vindo a dar muitas pistas, a Universidade de Manchester tem uma oferta de cursos para professores nesta área, e muitos outros existem, de que já falamos ou iremos falar.
Na minha opinião, um curso desta natureza poderia ser constituído por quatro módulos básicos,
- Python (programação sem enfeites),
- Informação, Computação e Redes (do bit à nuvem),
- Visualização e Análise de Dados e Redes,
- Projecto (Raspberry Pi/Android/iOS/Gephi),
ao longo de um semestre, que, uma vez concluídos com sucesso, dariam a cada um uma base sólida para olhar para a Informática de uma outra forma e para abraçar novos desafios.
É só uma ideia. Alguém quer experimentar?
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