segunda-feira, 24 de março de 2014

Ensino de Informática e Pensamento Computacional

Pensamos que a Informática, o software, poderá assumir um papel decisivo na formação dos nossos jovens, ao motivar em cada jovem uma reflexão sobre a relação pessoa máquina, entendendo a máquina ao serviço do Homem, e não o seu contrário.
A necessidade de comunicar com uma máquina obriga a formular os problemas de uma forma lógica, usando abstracções e estruturas simples que contribuem para uma visão mais clara da realidade.
A questão consiste saber como formar os professores que poderão despertar estas competências nos seus jovens alunos do ensino básico e secundário, através de actividades simples e motivadoras, tanto quanto possível inspiradas na realidade do dia a dia.
Numa onda avassaladora, o projecto Hour of Code já chegou a mais de dois milhões de pessoas no Reino Unido, isto depois de ter atraído cerca de vinte nos Estados Unidos da América.
A reflexão que tem sido feita na comunicação social destes países, o confronto de diferentes visões, as dificuldades que professores naturalmente sentem perante o desafio de ensinar algo que nunca aprenderam, o entusiasmo dos jovens e das suas famílias, ajudam a melhor atingir os objectivos que os novos currículos adoptados nestes países ambicionam.
E uma coisa é certa: tal como o ensino da Música, por exemplo, não se destina a formar músicos para as nossas orquestras, mas sim a contribuir para a formação integral dos jovens, o ensino da Informática deve proporcionar o contacto com as noções básicas de Informação, de abstracção, de algoritmo, sem visar a formação de programadores Informáticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário