Reconheço em Jeannette Wing a grande força inspiradora da ideia de pensamento computacional. A sua visão para a educação no século XXI marcou, e está a marcar, de uma forma decisiva um novo rumo.
Professora de Carnegie-Mellon University, fundadora do Center for Computational Thinking, neste momento on leave na Microsoft Research, contribuiu para a definição que considero mais interessante de pensamento computacional: o processo mental que conduz à formulação de problemas e das suas soluções de tal modo que as soluções são representadas numa forma que um agente de processamento de informação é capaz de tratar.
Os slides acima falam por si.
O projecto, esse sim, é ambicioso, imparável, já está a acontecer neste momento na Inglaterra, por exemplo, vai demorar tempo, e vai encontrar uma forte resistência de muitos professores, que se vão considerar ameaçados por esta nova visão da Informática como disciplina estruturante do pensamento humano.
De facto há muito pouca gente a pensar...Haverá tempo para pensar?
ResponderEliminarObrigado por teres lido, Manuel. Há sempre tempo para pensar.
EliminarSou professor de informática e estou estudando as possibilidades do ensino de programação nas escolas e seu efeito no pensamento computacional.
ResponderEliminarIsso é muito interessante. Quem sabe podemos colaborar nesse projecto?
EliminarSou bacharel em informatica/analise de sistema e licencianda em matemática, pós graduada em Educação matemática e vi alguns trabalhos e a suas idéias brilhante.Parabéns, professora, Jeannette Wing.
ResponderEliminar